Uma das grandes dificuldades hoje em dia é ausência de uniformidade na prescrição de tratamentos propostos dentro da área da genética humana.
O IBGMB, através do Projeto Terapia Gênica, se propõe a ser o precursor nessa iniciativa e iniciar processos de estudo e criação de protocolos específicos para cada tratamento.
Criação de Protocolos de Atendimento
Esse empenho decorre a medida que, em pleno século XXI, verifica-se na literatura uma incrível discrepância entre os tratamentos propostos para Transplantes de Células Tronco Hematopoiéticas (TMO/TCTH), por exemplo, assim como para a fabricação e utilização de Vacinas/Terapias Genicas. Cada centro de pesquisa, faculdade, médico e profissionais da área possuem teorias e protocolos contraditórios. A partir dessa constatação conclui-se que ainda prevalece nos tratamentos o bom senso individual e a expertise pessoal de cada profissional.
É necessário dentro da TERAPIA GÊNICA o incentivo a trabalhos, experimentais ou não, no sentido de se universalizar protocolos, de forma que passe a existir uma padronização internacional de procedimentos para médicos e profissionais que atuam na área da genética humana.
Voltar